Curso 100% online de 20 horas, com direito a certificado

Aromaterapia o que é ?

Aromaterapia é o tratamento de distúrbios mentais e doenças com óleos essenciais. É uma forma de fitoterapia  e pertence aos métodos médicos complementares . O uso de fragrâncias em residências particulares há muito tempo se torna comum, mesmo que a palavra aromaterapia raramente seja usada para isso. Banhos frios, manchas de odor, [1] óleos de massagem e lâmpadas de fragrâncias são exemplos disso. Aromaterapia também é oferecida como um complemento à banheira de hidromassagem . As fragrâncias são adicionadas à água aquecida, que pode ser absorvida particularmente bem durante o banho devido à circulação constante pelas bombas de jato.

aromaterapia e seu uso

As fragrâncias em geral podem afetar o corpo humano de diferentes maneiras:

Saiba mais sobre o Curso de Aromaterapia

O sentido do olfato é abordado; isso leva à percepção sensorial com todos os efeitos colaterais associados (sensação, memória, influência reflexiva em várias funções do corpo, etc.). Um exemplo disso é a massagem com aromaterapia: é o método mais importante para os aromaterapeutas no setor de saúde alternativo. Esta área de aplicação foi significativamente modelada pela francesa Marguerite Maury: ela examinou o efeito dos aromas quando aplicada à pele. Isso requer conhecimento de anatomia e massagem, bem como as propriedades dos óleos essenciais individuais.
Após a ingestão ou inalação , os óleos essenciais também podem afetar diretamente os órgãos. Diz-se que o óleo de lavanda tem um efeito calmante, o tomilho é ativado, o óleo de jasmim é fortemente espasmolítico, sedativo, antidepressivo [2] , o óleo de laranja e limão melhora o humor.
“Antibiose biológica”: alguns óleos essenciais têm propriedades antibióticas, tornando-os adequados para profilaxia e tratamento de infecções menores . Além dos óleos aromáticos puros, certas ervas e especiarias medicinais , como tomilho , sálvia e erva-cidreira, também são adequadas para isso . Esta forma de terapia é usada particularmente frequentemente no tratamento de resfriados, para os quais, além da ingestão oral, a inalação direcionada e o enriquecimento do ar ambiente por evaporação são particularmente adequados.

Métodos usados na Aromaterapia
Também é possível aplicar óleos diretamente (com cautela) ou diluídos (mistura de 2% em um óleo transportador, por exemplo, azeite) na pele. Os óleos essenciais que podem ser aplicados à pele na forma pura são e. Como limão (para verrugas) ou lavanda (tem um efeito muito bom em queimaduras / bolhas), Immortelle também deve ter um efeito de limpeza de feridas, promoção de cicatrização e aceleração aplicado às feridas. Os ingredientes ativos dos óleos essenciais utilizados em uma massagem podem ser detectados na urina da pessoa tratada após apenas 15 minutos.

Aromaterapia faz bem para saúde