selo verificado reclameaqui

Maiores Efeitos do Açúcar em Excesso e Como Evitar (Desafio)

Agora vamos ver quais malefícios o açúcar em excesso pode trazer.

 

No pâncreas:

 

Esse órgão é responsável por liberar insulina que auxilia na entrada de glicose nas células. A insulina em excesso favorece o ganho de peso.

 

O excesso de peso pode evoluir para obesidade, pressão alta, doenças cardiovasculares, diabetes e outros problemas de saúde.

 

No cérebro:

 cerebro

A presença de açúcar deflagra sinais nervosos e libera serotonina (hormônio responsável pela sensação de prazer) que causa dependência.

 Maiores Efeitos do Açúcar em Excesso e Como Evitar

No metabolismo:

 

Exagerar na quantidade de açúcar pode gerar uma série de sintomas conhecido como síndrome metabólica. Isso inclui ganho de peso, obesidade abdominal, diminuição do HDL (colesterol bom) e aumento do LDL (colesterol ruim), aumento do nível de açúcar no sangue, triglicérides elevados e pressão alta.

 

Esse excesso de açúcar também pode aumentar os níveis de ácido úrico, aumentando os riscos de doenças no coração ou nos rins. Na verdade, a ligação entre frutose (fracionada), síndrome metabólica e ácido úrico é tão clara que a toxicidade da frutose já pode ser medida através dos níveis de ácido úrico.

 

Nos dentes:

 carie

As bactérias se alimentam de açúcar e produzem ácido que destrói o dente provocando cáries.

 

No fígado:

 

O exagero de glicose é transformado em gordura no fígado e pode gerar ganho excessivo de peso, leia mais sobre excesso de peso nas receitas para secar em 30 dias.

 

Além disso, o excesso de açúcar pode prejudicar seu fígado, assim como o excesso de álcool faz, gerando doenças como a doença hepática gordurosa não alcoólica.

 

Isso acontece porque o fígado metaboliza o açúcar da mesma forma que metaboliza o álcool. Ambos servem como substratos para converter carboidratos em gordura. Isso promove resistência à insulina, gordura no fígado e dislipidemia (níveis anormais de gordura no sangue).

 

A dislipidemia acontece principalmente com o excesso de frutose, não a frutose natural das frutas, mas a frutose fracionada encontrada em refrigerantes ou sucos de caixa.

 

De maneira resumida, podemos dizer que a frutose fracionada é a frutose em que a fibra foi removida. A fibra funciona como um antídoto para o açúcar. Porém, quando a frutose é fracionada, ela perde essa fibra.

 

 Maiores Efeitos do Açúcar em Excesso Veja Mais

 

Opções de Doces Saudáveis

 

Algumas opções mais saudáveis de doces (sobremesas) ou para substituir o açúcar refinado são:

 

Adoçante stevia 100% natural,

 

Açúcar de coco,

 

Açúcar mascavo,

 

Chocolate 70%,

 

Salada de frutas,

 comida nutritiva

Mel.

 

Além disso, também existem algumas dicas sobre o que você pode fazer para evitar a compulsão por doces. São técnicas que diminuem nossa necessidade por doce como o banho gelado por exemplo.

 

Desafio Semana sem Açúcar

 

Para estimular a diminuição do consumo de açúcar eu te convido a participar junto comigo da “Semana sem Açúcar” do Pedidos de Cursos.

 

Na semana de 3 a 10/10/2021 eu vou ficar sem comer alimentos processados que contém açúcar, sem açúcar branco (refinado), sem bolo. Sem biscoito recheado, suco industrializado, refrigerante que já são alimentos que não fazem parte da minha dieta a algum tempo.

 

Meus doces serão salada de frutas, chocolate 70% cacau ou no máximo 2 gotinhas de adoçante stevia no café.

 

Observação: Você pode começar esse desafio a partir do dia em que estiver lendo esse artigo. O importante é diminuir a quantidade de açúcar na alimentação.

                                                     pedidosdecursos com

 

 

O site pedidosdecursos.com possui SSL(Secure Socket Layer) é um padrão global em tecnologia de segurança.

E está de acordo com a lei GDPR(Regulamento Geral de Proteção de Dados)