selo verificado reclameaqui

Relação das dietas restritivas com a saúde bucal

Cada vez mais pessoas buscam soluções nas dietas restritivas para uma mudança abrupta em suas aparências, essencialmente em relação ao seu peso. 

Relação das dietas restritivas com a saúde bucal

Apesar de poder ter esse efeito rápido, será que essas dietas são plenamente saudáveis para todo o organismo, incluindo a saúde bucal? 

Bom, quando falamos em dietas restritivas, naturalmente estamos abordando uma dieta que restringe certa categorias de alimentos e optam pelo consumo de certos tipos de alimentos mais “saudáveis”. 

Existem alguns modelos de dietas restritivas que estão bastante em moda, e que provavelmente você já ouviu falar:

  • Dietas baseada em suco detox;
  • Dieta low carb;
  • Dieta 5:2;
  • Dieta baseada em shakes;
  • Dietas de alimentos crus.

Todos esses exemplos possuem características semelhantes. Nelas, as pessoas acabam consumindo certos grupos alimentares e excluem uma série de itens que são considerados importantes para uma dieta balanceada. 

Isso nem sempre pode gerar o efeito desejado, e pode acabar impactando diretamente na sua saúde bucal.

Alimentação e saúde bucal

Alimentação e saúde bucal

Bom, naturalmente a boca é o primeiro órgão de contato com os alimentos. Quando você ingere algum alimento, é na boca que se inicia o processo digestivo, essencialmente através dos dentes que realizam a mastigação.

Nesse processo de mastigação, é natural que restos de alimentos acabem ficando presos nessa região, principalmente entre os dentes. 

Dependendo do tipo de alimento que for consumido, ele pode acabar gerando problemas para a saúde se não for retirado dali, como causando as cáries.

Essa condição é causada justamente pelo acúmulo de bactérias na boca, que se alojam nos dentes e criam uma massa bastante escura e resistente, que só pode ser retirada com a ajuda de dentistas e não apenas com a aplicação de preço de limpeza de dente.

Os açúcares, por exemplo, são os grupos alimentares que mais causam esse problema e ele está presente em uma grande variedade de alimentos, como doces, carboidratos e frutas. 

Tudo que for consumido em exagero e que contém açúcar, até mesmo as frutas, que são consideradas saudáveis, pode acabar causando um efeito prejudicial para a saúde bucal.

Em contrapartida, existem uma série de alimentos que, se consumidos da maneira adequada, podem fazer bem para a saúde bucal, como as próprias frutas, que são fontes vitamínicas, laticínios (cálcio), peixes, verduras escuras, nozes, entre outros. 

Claro, todos devem ser consumidos de maneira regrada, sem exageros.

A alimentação também é relacionada quando o paciente está passando por algum procedimento odontológico. 

Se uma pessoa está utilizando um aparelho transparente, por exemplo, é normal que o dentista explique que existem algumas restrições alimentares durante esse período, essencialmente nos primeiros dias, ajudando no bom funcionamento do aparelho.

Dietas restritivas e saúde bucal

Dietas restritivas e saúde bucal

Em relação às dietas restritivas, elas possuem uma forte ligação com a saúde bucal, e cada vez mais especialistas estão alertando as pessoas dos riscos para a saúde dos dentes que essas dietas podem gerar.

Pensamos em uma dieta focada em sucos detox. As pessoas que adotam essa dieta optam pelo suco detox ao invés da alimentação. Normalmente, esses sucos são produzidos à base de frutas e vegetais, possuindo forte acidez. 

Essa acidez, em excesso, pode gerar um desgaste natural do esmalte dentário e, sem o consumo de alimentos que tenham um efeito contrário. 

Com o passar do tempo, pode ser necessário que a pessoa procure por extração de dente preço, pois o dente acabará ficando totalmente desgastado e enfraquecido.

A mesma ideia pode ser debatida quando falamos de dietas de alimentos crus, que são normalmente baseadas em cereais, frutas, nozes, legumes e sementes. 

As frutas, apesar de serem consideradas saudáveis, também possuem boas quantidades de açúcares, e os dentes não conseguem diferenciar se esse açúcar é bom ou não.

Conforme as pessoas vão consumindo essa quantidade de açúcar em excesso, que é a base de sua dieta, isso pode acabar correndo os dentes. 

Em casos graves, isso pode gerar a danificação total do dente, sendo necessário buscar uma clinica implante dentário dentário para encontrar soluções para substituir os dentes que foram totalmente danificados.

Mesmo em casos mais leves, em que o açúcar “apenas” gerou uma cárie, esse problema também pode ser agravado com o passar do tempo. 

Apesar de uma cárie ser facilmente removida em um procedimento cirúrgico por dentistas, existe uma linha muito tênue entre o período de formação da cárie e a evolução para um canal.

Quando a cárie evolui para um canal, ou seja, quando a polpa do dente é totalmente danificada, podendo ser até morta, a pessoa certamente terá que passar por um procedimento bastante doloroso, realizado por um dentista especialista em canal.

Nesse sentido, os especialistas vêm alertando cada vez mais que, apesar de essas dietas ajudarem no processo de emagrecimento, elas podem causar danos importantes para a saúde bucal, justamente por não haver um equilíbrio entre os alimentos consumidos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

                                                     pedidosdecursos com

 

 

O site pedidosdecursos.com possui SSL(Secure Socket Layer) é um padrão global em tecnologia de segurança.

E está de acordo com a lei GDPR(Regulamento Geral de Proteção de Dados)